18 de maio de 2010

Adopção Responsável

Na minha opinião, uma adopção responsável é o 1º passo para o não abandono dos animais.

Quem  adopta um animal, seja ele um cão ou gato, tem de pensar na responsabilidade que é ter um animal, pois ter um animal de estimação é a mesma coisa que ter um filho. Um animal também tem necessidades, também fica doente e nas férias também tem de ou ir com o dono ou ter sitio para ficar com alguém que tome devidamente conta dele, logo antes de tudo temos de pensar se somos capazes de e se queremos assumir essa responsabilidade, não só perante o animal que vamos adoptar, mas também perante as outras pessoas (nomeadamente vizinhos).

Uma das regras que eu acho muito importantes, é ao adoptar ver a quem ou onde se adopta, pois acontece muitas vezes surgirem problemas, como por exemplo o animal afinal ter dono e andar perdido, ter sido roubado, entre outras. Como tal, deixo algumas sugestões que na minha opinião se deve ter em atenção, e que são importantes tanto para quem adopta como para quem dá para adoptar:

Quem dá um animal para adoptar (quer seja particular ou instituição):

- 1º e o mais importante de tudo, perceber se quem adopta está consciente da responsabilidade.
- Pedir atestado de residência, fotocópia de BI e dar a assinar um termo de responsabilidade.
- Se possível, visitar a casa para onde vai o animal.
(estas medidas que eu acho muito importantes, são uma maneira de prevenir o abandono, pois muitas das vezes e tal como já disse, as pessoas não têm consciência da responsabilidade que é ter um animal e o qual acabam por abandonar mais tarde)

Quem vai adoptar um animal:

- Tal como acima, a primeira coisa do adoptante é ter a certeza de querer assumir a responsabilidade de ter um animal de estimação, e ao ter a certeza qual será o melhor animal para si. Um cão, e neste caso tem de pensar que se viver num apartamento terá de ter tempo para ir com o animal à rua; que nas férias terá de o levar consigo, deixá-lo ao cuidado de alguém (familiar, amigo, vizinho, serviço de petsitting) ou num dos muitos hotéis para animais existentes, ou um gato, que apesar de não precisar de ser passeado, tem outro tipo de necessidades e que apesar de ficar bem em casa sozinho durante 2 ou 3 dias, mais tempo do que isso terá de ter alguém que trate dele e das suas necessidades.
- Ter sempre a certeza que o animal que vai adoptar não tem dono. É sempre complicado especialmente se adoptar directamente a particular, mas neste caso sempre pode pedir que lhe assinem um papel em como o animal que estão a dar era deles ou que o encontraram na rua sem coleira ou qualquer elemento de identificação e fotocópia do BI.
- Pensar que os animais também precisam de ir ao médico regularmente e que também ficam doentes. O veterenário não é barato, no entanto já existem seguros de saúde para animais. Estes seguros funcionam tal e qual os seguros de saúde para as pessoas e é errado pensar que não vale a pena, pois se se fizermos contas, uma simples castração sem seguro numa clinica pode ficar entre 50 a 200€ ou mais dependendo se é gato ou cão e neste ultimo caso o tamanho do cão, mas com o seguro fica quase a custo 0.

Antes de adoptar um animal, veja este video:




Aqui poderão ver o que dizem algumas associações relativamente á adopção de animais:

LPDA - http://www.lpda.pt/02companhia/adoptar_animal.htm
UZ (Gatos) - http://www.uniaozoofila.org/index.php?option=com_content&view=article&id=60:deverei-adoptar-um-gato-que-tipo-de-gato&catid=16:guia-de-adopcao-de-gatos&Itemid=40
UZ (Cães) - http://www.uniaozoofila.org/index.php?option=com_content&view=article&id=17:deverei-adoptar-um-cao-que-tipo-de-cao&catid=4:guia-de-adopcao-de-caes&Itemid=31

Sem comentários:

Enviar um comentário